Para te ajudar ainda mais a entender o financiamento imobiliário, preparamos um simulador de financiamento. Com ele, você pode visualizar os valores e prazos do seu financiamento imobiliário em poucos minutos.
Time especializado que cuida de todo o processo para você
Processo inteiramente digital
Processo com agilidade e transparência
Financiamos qualquer modalidade nos principais bancos
Sigilo das informações em todo o processo
*são cobrados à parte somente as diligências, emolumentos e reemissão de documentos necessários.
Primeira parcela
R$ 2.300,00
14º ano
R$ 1.300,00
Última parcela
R$ 1.300,00
Este simulador é apenas uma estimativa e não deve ser levado como fonte única de informação. Valores não contemplam despesas com seguros obrigatórios nem ao menos as correções (TR). Para obtenção de crédito é necessária aprovação financeira da instituição bancária bem como avaliação de risco (juros e condições gerais podem ser alteradas).
Solicite uma proposta gratuitamente
*a assessoria financeira é gratuita. São cobrados à parte os impostos envolvidos, bem como a reemissão de documentos (caso necessário) e diligências.
Rápido, fácil e sem burocracia.
Para ajudar quem está passando pelo processo de compra de um imóvel, listamos as respostas para as dúvidas mais comuns sobre financiamento imobiliário:
A carta de crédito imobiliário é um documento, com validade, emitido pela instituição financeira que informa o valor de financiamento aprovado e a qual taxa.
Essa avaliação é feita diretamente pela instituição financeira após uma análise de crédito do cliente.
A LoftCred cuida de todo o processo de financiamento imobiliário para você, inclusive a emissão da carta de crédito junto ao banco de sua preferência.
Para dar início ao seu processo de financiamento, basta verificar com a construtora do imóvel se o Habite-se já foi emitido. Em caso positivo, só dar início ao processo de financiamento aqui.
• RG e CPF (originais e cópia);
• Certidão de casamento ou união estável;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de renda;
• Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
• Cópia da Carteira de Trabalho, extrato da conta do FGTS e autorização para movimentação de conta;
A LoftCred te ajuda a reunir todos eles.
Se você trabalhou no mínimo três anos com carteira assinada, pode usar o valor do FGTS no pagamento da entrada do imóvel e receber um redutor de 0,5% na taxa de juros. O uso do FGTS é liberado para imóveis com preço de até 1.5 milhão de reais. Você pode verificar seu saldo no site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo FGTS.
a) Como utilizar o FGTS na compra de imóvel?
Depois de realizado o enquadramento da operação o valor do FGTS pode ser utilizado para:
• Pagamento parcial com financiamento ou total do preço de aquisição do imóvel;
• Pagamento de lance na obtenção da Carta de Crédito ou como complementação do valor da Carta de Crédito para pagamento da parcela de recursos próprios, quando o consorciado permanecer com saldo devedor na Administradora de Consórcio devidamente habilitada pelo Banco Central a operar com “Consórcio de Imóveis”.
b) Regras do Uso do FGTS
• Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;
• Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma região.
c) O imóvel
• Deve que ser urbano e residencial;
• Deve estar devidamente registrado em nome dos vendedores no respectivo Registro de Imóveis e livre e desembaraçado de quaisquer ônus, inclusive IPTU e condomínio;
• Estar localizado no município onde o comprador exerce o seu trabalho principal, incluindo os municípios limítrofes ou na região metropolitana, ou no município em que o comprador comprove residir há pelo menos um ano;
• O valor de compra/venda e avaliação não pode ser superior ao limite do SFH estipulado pelo Conselho Monetário Nacional – CMN;
• Estar aprovado no laudo de avaliação pela engenharia do Banco para servir de moradia e de alienação no caso de financiamento pelo SFH.
• No caso de uso do FGTS como poupança na aquisição com ou sem financiamento, o imóvel não pode ter sido transacionado com FGTS na entrada a menos de 03 anos conforme verificação na matrícula do imóvel emitida pelo Registro de Imóveis.
d) Compra da casa própria
O imóvel para moradia própria é aquele em que o trabalhador instalará a sua residência e domicílio com ânimo definitivo. Domicílio é o lugar onde se estabelece a residência com ânimo definitivo ou o lugar onde se exerce a profissão. A legislação exige a instalação da residência e domicílio no imóvel, ou seja, que o trabalhador efetivamente more e viva na moradia adquirida. Mas, não precisa ser entendido como uma determinação pessoal imutável manter residência e domicílio naquele imóvel e sim como a determinação existente no momento da contratação. Fonte: Resolução 66/92 do Conselho Curador do FGTS – CCFGTS.
e) FGTS na compra de imóvel por mais de um trabalhador
É admitida aquisição de imóvel residencial concluído ou em construção por mais de um trabalhador, independentemente da existência de grau de parentesco entre eles, desde que o imóvel se destine à residência de todos os adquirentes que fizerem uso do FGTS na aquisição. E que estes declarem a referida destinação sob as penas da Lei e, ainda, desde que atendam aos demais requisitos para a operação.
f) Localização do imóvel
O imóvel deve localizar-se:
• No mesmo município onde o trabalhador exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
• No mesmo município onde o trabalhador comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.
g) Quais os requisitos do Financiamento Habitacional para uso do FGTS?
Deve se enquadrar nas condições do SFH. O valor de avaliação e financiamento não podem ser superiores aos limites estipulados pelo CMN.
h) Limite de Utilização dos recursos da(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS:
O valor do FGTS, acrescido do financiamento ou Carta de Crédito do Consórcio não pode ultrapassar o menor dos seguintes valores:
• Avaliação efetuada pelo Banco;
• Compra e venda;
• Custo total da obra, na modalidade construção em terreno próprio;
• Custo total da obra, acrescido do menor valor entre avaliação e compra.
i) Linhas de crédito com recurso do FGTS
As linhas de crédito abrangem os Programas Minha Casa Minha Vida, Carta de Crédito FGTS e Pró-cotista.
Regras Minha Casa Minha Vida:
• Prazo Máximo: Até 360 meses
• Sistema de Amortização: SAC ou PRICE
• Quota de Financiamento: Até 90%
• Comprometimento de Renda: Até 30%
• Taxa de Administração: R$25,00
• Taxa de Acompanhamento: 1,5% do valor de financiamento
• Danos Físicos no Imóvel (DFI)
Regras Carta de Crédito FGTS (CCFGTS):
• Prazo Máximo: Até 360 meses
• Sistema de Amortização: SAC ou PRICE
• Quota de Financiamento: Até 90%
• Comprometimento de Renda: Até 30%
• Taxa de Administração: R$25,00
• Taxa de Acompanhamento: 1,5% do valor de financiamento
Regras Pró-cotista:
• Prazo Máximo: Até 360 meses
• Taxa de Juros: Até 9%
• Sistema de Amortização: SAC ou PRICE
• Quota de Financiamento: Até 90%
• Taxa de Administração: R$25,00
• Taxa de Acompanhamento: 1,5% do valor de financiamento
Fonte: Click Habitação
Em geral, pela lei, um cliente precisa dar, à vista, 20% do valor de imóvel como entrada. Ou seja, em um imóvel de 1 milhão de reais, o cliente precisa ter 200 mil de entrada. Embora os bancos abram algumas exceções, esta é a regra.
Os bancos têm o direito de pedir comprovação de uma renda mínima mensal 3 vezes maior que o valor da parcela, conhecida como a 'regra dos 30%'.
Comprovação: Toda renda é comprovada através de holerite e imposto de renda. Também é possível compor renda, somando a de familiares.
Exemplo: Um imóvel de 1 milhão, com 200 mil de entrada, teria uma parcela inicial de 8 mil reais mensais. Portanto, seria necessário comprovar uma renda aproximada de 24 mil reais por mês.
A mensalidade de um financiamento é composta pelos seguintes custos:
• Amortização: valor destinado a “abater a dívida” com o banco
Juros: valor destinado à cobrança de juros pelos bancos;
• Seguro contra Morte de Invalidez Permanente (MIP): cobrança obrigatória por lei que quita sua dívida com o banco em caso de morte;
• Seguro contra Danos Físicos ao Imóvel (DFI): Cobrança obrigatória por lei que protege o banco caso o imóvel sofra um dano irreparável;
• Taxa mensal de administração.
Além do simulador de financiamento imobiliário, a LoftCred dá suporte aos clientes em todas as etapas do processo:
• Pré-aprovação: confirma os bancos dispostos a fazer negócio com o cliente. Etapa rápida e online;
• Documentação: toda solicitada pelos bancos ;
• Aprovação de crédito: o banco avalia a renda, o histórico de crédito, o imóvel e quaisquer pendências jurídicas do CPF ou CNPJ do cliente;
• Melhor taxa: a LoftCred te auxilia a encontrar a melhor taxa, cobrindo a do gerente do seu banco;
• Avaliação do imóvel: o banco envia empresas parceiras para avaliar o imóvel. Esta etapa precisa ser feita após a conclusão da obra e antes das obras adicionais;
• Contratação do empréstimo: a LoftCred auxilia na assinatura do contrato de financiamento e agendamento da liberação do valor.